Se tratando de uma disciplina já cadastrada, se a mesma já estiver relacionada com alguma ação no sistema, não mais será possível declarar que ela é uma disciplina de tópicos.

Então, será preciso inativar a presente disciplina e, depois, efetuar um novo cadastro com o mesmo nome marcando o check box que a sinaliza como disciplina de tópicos. Também será necessário informar cada um das possíveis ênfases da disciplina. Sendo que, sempre será possível adicionar novas ênfases.

Procedimento semelhante seria feito com uma disciplina de tópicos a qual nunca tivesse sido cadastrada no sistema, porém, claro, não seria necessário inativar uma disciplina já cadastrada.

Ao ofertar uma disciplina de tópicos, o sistema sempre solicitará que seja indicada a ênfase desejada. Daí, no ato da matrícula, preenchimento de caderneta e sempre que necessário, o sistema apresentará o nome da disciplina seguido de sua ênfase, para que sempre seja possível identificar a que ênfase se refere aquela disciplina de tópicos.

Por fim, vale dizer que podem ser marcadas como disciplinas de tópicos apenas as disciplinas do tipo Normal.