Seguem algumas dicas para identificação de e-mails falsos:

1) O corpo do e-mail solicita alguma informação sigilosa (exemplo: usuário e senha do e-mail)? Em caso positivo, desconfie. O Departamento de Informática nunca solicitará este tipo de informação por e-mail.

2) Você conhece o remetente? Se não conhece, desconfie. Você enviaria a senha da sua conta bancária para um desconhecido?

3) O corpo do e-mail cita o seu nome completo? Se não, desconfie. E-mails falsos geralmente utilizam textos genéricos, de forma que eles podem ser enviados para várias pessoas ao mesmo tempo.

4) O e-mail sugere que você clique em algum link? Se sim, desconfie. Ao colocar o mouse sobre o link (sem clicá-lo), será mostrado no rodapé do navegador para onde o link está apontando. Muitas vezes, o texto do link indica um site que você conhece, mas no rodapé você vê que, na realidade, é um site totalmente desconhecido.

5) O corpo do e-mail contém ortografia confusa e muitos erros de português? Se sim, desconfie. Alguns textos de mensagens falsas são traduzidos automaticamente e, por isto, apresentam várias inconsistências.

A seguir são listados dois exemplos de mensagens falsas.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Ao identificar uma mensagem falsa, clique no botão “Mais” (ao lado do botão “Responder”) e selecione a opção “Denunciar phishing”. Fazendo isto, você auxilia o Gmail a evitar que esta mensagem chegue a outros usuários.

Obs: Se mesmo observando passos acima, você ainda ficar em dúvida, abra um chamado para a Central de Serviços de TI do Departamento de Informática, enviando um e-mail para atendimentodi@uece.br ou acessando http://atendimentodi.uece.br ou, em último caso, ligando para 3101-9718.